top of page

Intervenção de Vhills em Alfama "é uma metáfora"

  • Foto do escritor: Laura Caria
    Laura Caria
  • 29 de mar. de 2019
  • 1 min de leitura

quando chover, Amália derramará lágrimas pelas pedras da calçada

A mais recente obra do artista urbano Vhils (aka Alexandre Farto) é de fazer chorar as pedras da calçada. A expressão é do próprio, que, em colaboração com os calceteiros da cidade, criou uma expressiva efígie de Amália em calçada portuguesa que arranca do chão e sobe por uma parede, num largo do bairro de Alfama [na rua de São Tomé, frente ao número 31]. Um local onde o fado é, desde tempos imemoriais, cantiga urbana, vadia, de rua, de tascas, do povo, de Lisboa.  

O resultado é cénico, belo, magnânime, emocionante, desconcertante e feito para envelhecer na rua como são todas as obras de Vhils. "É uma metáfora: quando chover, Amália derramará lágrimas pelas pedras da calçada, assim como é o fado tradicional e as suas letras. E é uma homenagem aos calceteiros de Lisboa, que foram os primeiros artistas urbanos da cidade e com quem eu há muito queria colaborar."

(...).


fonte:https://expresso.pt/cultura/2015-07-02-E-uma-metafora-quando-chover-Amalia-derramara-lagrimas-pelas-pedras-da-calcada?fbclid=IwAR2dFvlcE-LhpxgSDQLDVNOCi54iP5S41GJL936_CUcdu_5eN7Q1NtXyM8w#gs.2x9da5

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page