design social- breve definição
- Laura Caria
- 20 de fev. de 2019
- 2 min de leitura

Design social tem várias definições e o termo é utilizado de variadas maneiras em todo o mundo. Algumas definições existem relacionadas com a palavra design como forma dos produtos e serviços, outras definições referem-se ao design social como criação da realidade da mesma, design do mundo social.
Dentro do ‘mundo’ do design social, este é às vezes definido como um processo que contribui para o melhoramento do ser humano.
Design social é inspirado por ideias Victor Papanek. Papanek escreve sobre design responsável. Designers podem contribuir para um design mais ecológico escolhendo cuidadosamente materiais que utilizam.
Papanek é também um marco no facto do seu design ser orientado para as necessidades e não para as vontades do Homem. Design responsável toma várias direcções e uma dessas é trabalhar para o ‘Terceiro Mundo’.
O pensamento do design social no mundo do design junta-se ao desenvolvimento humano e ao capital social com novos produtos e processos lucráveis. Lucro e posse são fundamentais para a sustentabilidade que serve de base para o bem-estar do ser humano.
Outro autor que contribui para o desenvolvimento desta definição de design social é Victor Margolin. Este escreve no ‘Politics of the Artificial’, sobre a habilidade do designer visionar, a partir de um produto físico ou não físico, e conseguir endereçar problemas humanos numa grande escala e contribuir para o bem-estar social. Este tipo de ideologia é algo em que o design social se baseia. Sob este ponto de vista, o design social é uma actividade que não deve ser vista como estando relacionada com caridade, doações, ajudas, etc. Não é trabalho voluntário, mas devia ser visto como uma contribuição profissional que joga com o desenvolvimento da economia local e a vivência.
Um outro autor que é mencionado é Jacque Fresco e o seu projecto ‘Venus Project’. Ele propõe que o futuro do sistema social precisa de ser projectado no método científico. Design social pode, então, ser visto como um processo que leva as capacidades humanas em função do contributo para o seu melhoramento. Como Amartya Sen escreve, pobreza é vista como uma escassez de capacidades. Focando-nos nas capacidades, Amartya Sen sugere que o desenvolvimento dentro de vários aspectos sociais da vida pode contribuir para o desenvolvimento geral.
Outra dimensão de design social é focalizada nos sistemas de projectar, que agrupa elementos como comunicação, desenvolvimentos de novos produtos e o meio ambiente.
Existe uma emergente discussão sobre o conceito de design social, que circunda todas as outras definições do termo, como exemplo disso é a comunidade online socialdesignsite.com.
in https://mindfreedesign.wordpress.com/2010/02/04/design-social-breve-definicao/
Comments